Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco a palestra do arquiteto Paulo Bruna sobre a arquitetura produzida na Holanda, nas décadas de 1980-1990. Convidado pelo curso de pós-graduação Habitação e Cidade, o arquiteto apresenta, por meio de uma síntese da história da Holanda, desde a última década do século 19, um panorama da construção de habitações de interesse social no país e da influência da política mundial na aplicação das leis referentes a ela.
Segundo ele, a Holanda foi pioneira a envolver o Estado na questão da habitação social: em 1901, foi aprovada a lei chamada Woningwet, vigente até 2012, quando o cenário político e econômico holandês sofreu drásticas mudanças. Foi também neste momento que metade dos arquitetos do país se encontravam desempregados
Em um segundo momento, o arquiteto parte para a exposição e análise de exemplos de projetos de arquitetura construídos em diversas cidades da Holanda.
Paulo Bruna possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1963) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973). Professor Titular em Arquitetura e Urbanismo, desde 2001, atualmente é professor Colaborador da Universidade de São Paulo, representante da Área de Arquitetura e Urbanismo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Diretor do Paulo Bruna Arquitetos Associados S C Ltda. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, indústria, projeto de arquitetura, edifício educacional e edifício administrativo.
Via Escola da Cidade